Cozinha da Família Schahin-Abdalla

saladas / mousses / legumes

Charutos de Repolho testada

Livro de Receitas de: Helena Abdalla Haddad
Ver mais receitas da Família Schahin-Abdalla

1 repolho grande, bem fofo e leve com folhas macias
1 xícara (chá) de arroz
750gr de carne moída (capa de filé, moída duas vezes)
1 tomate bem picado
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
Sal, pimenta-do-reino, pimenta síria, canela a gosto
½kg de músculo, cortado em bifes finos
4 dentes de alho amassados
4 tomates, cortados em rodelas
2 pimentões verdes, cortados em tiras
3 cabeças de alho, dentes inteiros
1 tablete de caldo de galinha
1 dente de alho amassado com sal
Q colher (chá) de hortelã seca
2 colheres (sopa) de molho de romã ou de limão

Retirar e descartar o miolo duro do repolho. Esquentar bastante água em uma panela e colocar o repolho para ferver por uns 15 minutos. Retirar as folhas, cortando fora e guardando seus talos grossos, e estendê-las numa superfície lisa.
Pôr o arroz de molho durante meia hora em água fervente. Coar e misturar com a carne moída, o tomate picado, o azeite, metade da manteiga, o sal, as pimentas e a canela. Mexer sem amassar demais. Colocar um pouco do recheio no meio de cada folha e enrolar até formar um charuto, sem fechar as pontas. Em outra panela, cozinhar o músculo na água e sal, e depois refogar o alho com sal no restante da manteiga misturada com uma colher de azeite. Guardar o caldo.
Forrar uma panela grande com o músculo, os talos, já picados, e uma parte dos tomates, pimentões, cebolas e dentes de alho. Em seguida, colocar uma camada dos charutos, bem rentes uns aos outros. Ir alternando até finalizar com os temperos. Misturar o caldo do músculo com um tablete de caldo de galinha e mais água, se precisar, despejando por cima dos charutos. Cobrir com um prato pesado, tampar, levar ao fogo baixo e cozinhar devagar.
Fritar o alho com o sal e a hortelã, acrescentar o molho de romã ou de limão e um pouco de água, despejando por cima dos charutos na hora de servir.