Cozinha da Família Schahin-Abdalla

pães / salgadinhos

Esfiha testada

Livro de Receitas de: Helena Abdalla Haddad
Ver mais receitas da Família Schahin-Abdalla

1 ½ tablete de fermento biológico
1 colher (café) de açúcar
1 xícara (chá) de água morna
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de manteiga síria dura ou 6 colheres (sopa) de manteiga derretida e clarificada
1 colher (sopa) cheia de gordura de coco
1 xícara (chá) de coalhada mole

Misturar o fermento com o açúcar. Acrescentar a água morna e deixar a mistura descansar dentro do forno desligado por 10 minutos. Misturar a farinha de trigo com o sal e peneirar. Misturar a manteiga com a gordura de coco com duas facas e depois esfarelar com as mãos. Passar pela peneira. Despejar o fermento na farinha e misturar. Adicionar a coalhada. Amassar e torcer até começar a soltar dos lados da tigela. Cobrir com um prato e deixar descansar por duas horas envolto em uma manta. Formar bolinhas e colocá-las em um tabuleiro untado. Deixar descansar por mais meia hora. Abrir em rodelas.
Colocar a carne no meio de cada rodela da massa e enfeitar com snaubar. Assar no forno bem quente até dourar. Servir quente.

Carne

4 cebolas grandes picadinhas
Manteiga
1 ½ kg de alcatra ou filé sem osso, moída
Molho de romã a gosto
4 colheres (sopa) de coalhada seca
Snaubar
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Refogar a cebola na manteiga até ficar transparente- não deixar corar. Acrescentar a carne. Fritar bem e acrescentar o sal, a pimenta e o molho de romã. Tirar do fogo. Quando estiver esfriado, misturar com a coalhada seca. Pode-se substituir o molho de romã por um molho feito a partir do suco de quatro limões fervidos em fogo baixo até engrossar.

 
Foto ilustrativa.