Cozinha da Família Dinacci-Estefano

peixes / frutos do mar

Cuscuz de Camarão I 

Livro de Receitas de: Mariza Hannud Acras
Ver mais receitas da Família Dinacci-Estefano

400g de farinha de milho ou 1 pacote
1 xícara (chá) rasa de farinha de mandioca
2 maços de cheiro verde
1 xícara (chá) de óleo
1 cebola grande picada
3 dentes de alho espremidos
1 kg de camarão de tamanho médio
1 pimenta vermelha picada
1 pitada de pimenta do reino
Sal
1 kg de tomate
Massa de tomate
100 gramas de claybon (margarina)
4 ovos cozidos
100 gramas de azeitonas verdes
1 lata de sardinhas
1 lata de palmito
1 colher (sopa) de manteiga.

Esfarelar a farinha de milho e misturar com a farinha de mandioca. Umedecer a farinha com ½ xícara (chá) de água e ½ colher (sopa) de sal. Juntar o cheiro verde picado. Levar uma panela ao fogo com óleo; quando estiver quente colocar a cebola esperar murchar, juntar o alho, fritar mais um pouco, despejar o camarão, as pimentas, 1 colher (chá) de sal, e um pouco de cheiro verde. Depois de tudo bem refogado acrescentar o tomate cozido e peneirado e a massa de tomate.
Ferver até engrossar o molho. Juntar a margarina. Tirar do fogo, separar um pouco de camarão para enfeitar e o restante despejar sobre a farinha e misturar bem. A massa deve ficar bem úmida. Se estiver esfarelando é só juntar mais umas colheres de óleo. Cortar os ovos e os palmitos em rodelas e descascar as azeitonas.

Modo de colocar no cuscuzeiro

Colocar água fervendo no cuscuzeiro até a metade. Forrar com um guardanapo úmido deixando as pontas para fora. Enfeitar o fundo e os lados com as sardinhas, os camarões, as rodelas de ovo, as azeitonas e o palmito. Colocar a massa aos poucos e o resto os ingredientes enfeitando sempre os lados do cuscuzeiro, até em cima. Terminar com a colher de manteiga em pedacinhos. Tampar com as pontas do mesmo guardanapo e com a tampa. Levar ao fogo pelo espaço de 40 minutos. Tirar do fogo, desenformar colocando num prato e enfeitando com folhas de alface.

Obs. Colocar a farinha em um pano de prato e passar o rolo em cima para esfarelar.