Cozinha da Família Schahin-Abdalla

peixes / frutos do mar

Filet de Peixe ao Forno 

Livro de Receitas de: Vivian Abdalla Hannud
Ver mais receitas da Família Schahin-Abdalla

1 filet mignon inteiro
Pimenta do reino, páprica
1 cebola ralada
Caldo de 1 limão
Azeite
150g de manteiga
4 tomates cortados em fatias grossas
1 xic. (chá) de creme de leite
Sal

Limpar bem lavar, enxugar e temperar a carne com 1 pouco de pimenta do reino, páprica, 1 cebola ralada, caldo de limão e depois regar com azeite. Deixar neste tempero + ou- 2 horas.
Numa assadeira apropriada, colocar a manteiga. Quando estiver quente, colocar o filet, deixar dourar um pouco de todos os lados.
Colocar os tomates ao redor. Levar ao forno pré-aquecido (bem quente) por ½ hora, regando de vez em quando com o próprio molho.
Depois de ½ hora, a carne já deve estar +ou- cor de ferrugem, virar a carne, juntar 1 xícara (chá) de água bem quente, diminuir um pouco o calor do forno, deixar 20 min sempre umedecendo com o próprio molho.
Juntar o creme de leite aos poucos (+ou- em 3x) sobre o filet durante +ou- 15min (se a carne não estiver corada, virar o calor para cima para corar um pouquinho. Quando retirar do forno, passar sal em todos os lados.

750 g de filé de pescadinha branca ou de linguado
Leite para deixar os filés no molho
Sal
Caldo de limão
Cebola ralada

Lavar bem os filés, deixar com leite +ou- ½ hora para tirar o cheiro de maresia. Lavar normalmente, escorrer muito bem e temperar com sal, 1 pouquinho de caldo de limão e cebola ralada. Deixar neste tempero +ou- 1 ou 2 horas.

Caldo de peixe

2 copos de água
1 pitadinha de sal
½ cebola cortada em fatias grossas
1 tomate pequeno
Cheiro verde (salsa, cebolinha)
½ folhinha de louro
2 espinhas de pescadinha branca

Numa panela, colocar 2 copos de água, sal, cebola, tomate, cheiro, ½ folhinha de louro e as espinhas da pescadinha. Deixar ferver 20 minutos em fogo regular, coar e reservar.

Creme

100g de manteiga – retirar 2 colheres e reservar e reservar o resto
Manteiga para fritar os filés (1 colher de sopa ou mais)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 copo de caldo de peixe
1 copo de leite
½ xíc. (chá) de vinho branco
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1 colherinha (café) de caldo de limão
3 gemas desmanchadas
1 lata pequena de champignon
Farinha de rosca
Salsa bem cortadinha

Derreter as 2 colheres (sopa) de manteiga. Misturar bem a farinha de trigo, juntar 1 copo de caldo de peixe e o leite. Em fogo baixo, sempre mexendo, quando começar a engrossar juntar o vinho branco, queijo parmesão ralado, sal, açúcar e o de caldo de limão. Deixar no fogo baixo, sempre mexendo até ferver.
Retirar e juntar as gemas e o champignon. Levar ao banho-maria, mexendo sempre e juntar aos poucos o restante dos 100g de manteiga que ficou reservado. Caso use tirar um pouco da água do caldo de peixe e colocar a mesma quantidade de água da latinha do champignon. Numa frigideira colocar 1 colher (sopa) de manteiga, deixar derreter bem e ir passando ligeiramente os filés, e, à medida que for necessário, juntar mais manteiga. Colocar os filés em 1 prato que possa ir ao forno e à mesa.
Sobre os filés, espalhar bem o creme e sobre este, colocar 1 pouquinho de farinha de rosca, 1 pouquinho de queijo parmesão ralado e salsa bem cortadinha. Colocar sobre tudo pedacinhos de manteiga e levar ao forno.