Cozinha da Família Schahin-Abdalla

carnes

Trigo Grosso com Carneiro testada

Livro de Receitas de: Helena Abdalla Haddad
Ver mais receitas da Família Schahin-Abdalla

2kg de carneiro, cortado em pedaços
150g de manteiga
3 cebolas, sendo 2 picadas e uma cortada em 4 pedaços
2 dentes de alho, amassados
1 maço de salsa, picado
1 cebola, em fatias
1 tomate
2 pedaços de canela em pau
3 xícaras (chá) de trigo grosso
Sal
Pimenta-do-reino
Pimenta síria
Pimenta-malagueta
Legumes a escolher: batata, batata doce, cenoura, nabo, berinjela, abobrinha, repolho, grão-de-bico, etc.

Em uma panela, derreter 100g da manteiga e pôr a metade da cebola picada, todo o alho, a salsa e o tomate juntos com a carne e fritar até corar. Cobrir com água e adicionar o sal e as pimentas, cozinhando em fogo brando. Quando a carne estiver quase cozida, cortar outra cebola em quatro pedaços e colocar para cozinhar junto.
Tirar e coar a carne. Cozinhar os legumes no caldo que sobrou, e quando estiverem cozidos, retirá-los da panela e coá-los. Guardar o caldo. Deixar o trigo de molho por 20-30 minutos. Espremer. Em uma outra panela, derreter o resto da manteiga e fritar o resta da cebola, mexendo sempre. Adicionar o trigo e refogá-lo bem. Depois despejar um pouco do caldo, temperar com sal e cozinhar o trigo como se fosse arroz.
Arrumar o trigo numa travessa redonda, em formato de vulcão, com a carne no buraco e os legumes em volta do trigo como enfeite.
Se quiser incluir grão-de-bico, não esqueça de deixá-lo de molho de véspera. Pode-se também substituir o carneiro por músculo ou frango.