Cozinha da Família Schahin-Abdalla

carnes

Língua Bovina testada

Livro de Receitas de: Helena Abdalla Haddad
Ver mais receitas da Família Schahin-Abdalla

Língua bovina
Alho amassado
Vinho tinto
Óleo vegetal
4 tomates, cortados em pedaços médios
3 cebolas, cortadas em pedaços médios
1 pimentão verde, cortado em pedaços médios
Mini cebolas inteiras
Mini cenouras inteiras
Mini batatas inteiras com casca
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ferver a língua em água até a pele grossa soltar. Depois, tirar essa pele, raspando com uma faca, e tirar também a cartilagem que fica na parte mais grossa da língua. Lavar bem, fazer alguns furos, e temperar com sal, pimenta-do-reino, alho e um pouco de vinho tinto. Deixar no tempero pelo menos por uma hora.
Esquentar um pouco de óleo em uma panela grossa. Dourar a língua, sempre virando para tostar todos os lados. Enquanto isso, colocar o tomate, a cebola e o pimentão no vinho d'alho. Quando a língua estiver bem dourada, tirar da panela e colocar o tomate, a cebola e o pimentão para refogar. Depois recolocar a língua, acrescentar o vinho d'alho, adicionar um pouco de água, tampar e cozinhar em fogo brando por umas 3-4 horas ou até a língua ficar bem macia. Para não ressecar, regar frequentemente a língua com o próprio molho, adicionando mais água se necessário. Cozinhar separadamente as batatas, cebolas e cenouras.
Retirar a língua da panela e cortar em fatias finas. Colocar as batatas, cebolas e cenouras na panela para dourar. Arrumar tudo em uma travessa. Colocar um pouco de água na panela para fazer um molho ferrugem, servido separadamente.
OBS.Uma língua dá para três pessoas. Esse prato geralmente é servido com arroz de lentilhas e acompanhado de coalhada fresca.